Imunizante de farmacêutica britânica chegou ao Brasil neste mês de junho
A vacina Shingrix para a prevenção do herpes zoster, da farmacêutica britânica GSK, chega ao Brasil quase um ano depois da aprovação regulatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto de 2021.
Administrada em duas doses, com intervalo de dois meses entre as aplicações, a fabricante promete mais de 90% de eficácia em pessoas a partir de 50 anos, uma das populações alvo da vacina.
No entanto, o imunizante também é recomendado para qualquer adulto com mais de 18 anos com maior risco de contrair a doença, como pacientes imunocomprometidos. Essa é a primeira vez que uma indicação do tipo estará disponível no país. Antes disso, somente o imunizante da MSD, a Zostavax, detinha aprovação no Brasil, mas não para esse público.
Nenhuma das vacinas estão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações, o PNI. Como uma imunização completa chega a custar 1.686 reais no mercado privado, veja abaixo quais são as indicações de vacinação e quais as perspectivas para a inclusão no sistema público de saúde.
Comentários
Postar um comentário